domingo, 6 de fevereiro de 2011

A HISTÓRIA DO LÁPIS

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:

- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
"Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".
"Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."
"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".
"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."
"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação."
Autor desconhecido.


sábado, 5 de fevereiro de 2011

A GENTE DÁ O QUE TEM DE MELHOR

Um rico resolve presentear um pobre por seu aniversário

e ironicamente manda preparar uma bandeja cheia de lixo e sujeiras.
Na presença de todos, manda entregar o presente,
que é recebido com alegria pelo aniversariante,
que gentilmente agradece e pede que lhe aguarde um instante,
pois gostaria de poder retribuir a gentileza.
Joga fora o lixo, lava e desinfeta a bandeja,
enche-a de flores, e devolve-a com um cartão, onde está a frase:
"A gente dá o que tem de melhor."

Ou seja:
Não perca sua serenidade.
A raiva faz mal à saúde, o rancor estraga o fígado,
a mágoa envenena o coração.
Domine suas reações emotivas.
Seja dono de si mesmo.
Não jogue lenha no fogo de seu aborrecimento.
Esqueça e passe adiante, para não perder sua serenidade.
Não perca sua calma.
Pense, antes de falar, e não ceda à sua impulsividade.

"Guardar ressentimentos é como tomar veneno
e esperar que outra pessoa morra"
(William Shakespeare)



sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O GUARDIÃO DO CASTELO

Certo dia num mosteiro zen-budista, com a morte do guardião foi preciso encontrar um substituto.

O grande Mestre convocou, então, todos os discípulos para determinar quem seria o novo sentinela.
O Mestre, com muita tranqüilidade, falou:
- "Assumirá o posto o primeiro monge que resolver o problema que vou apresentar."
Então, ele colocou uma mesinha magnífica no centro da enorme sala em que estavam reunidos e, em cima dela, pôs um vaso de porcelana muito raro, com uma rosa amarela de extraordinária beleza a enfeitá-lo e disse apenas :
- "Aqui está o problema !"
Todos ficaram olhando a cena : o vaso belíssimo, de valor inestimável, com a maravilhosa flor ao centro.
O que representaria?! O que fazer?! Qual o enigma?!
Nesse instante, um dos discípulos sacou a espada, olhou o Mestre, os companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e ... ZAPT ... destruiu tudo, com um só golpe.
Tão logo o discípulo retornou a seu lugar, o Mestre disse:
- "Você será o novo Guardião do Castelo."

Moral da História:
Não importa qual o problema, mesmo que seja algo lindíssimo. Se for um problema, precisa ser eliminado.
Um problema é um problema. Mesmo que se trate de uma mulher sensacional, um homem maravilhoso ou um grande amor que acabou.
Por mais lindo que seja ou, tenha sido, se não existir mais sentido para ele em sua vida, tem que ser suprimido.
Muitas pessoas carregam a vida inteira o peso de coisas que foram importantes no passado, mas que hoje somente ocupam um espaço inútil em seus corações e mentes. Espaço esse indispensável para recriar a vida.

Existe um provérbio oriental que diz:
- "Para você beber vinho numa taça cheia de chá é necessário primeiro jogar o chá fora, para então, beber o vinho."
Limpe a sua vida!
Comece pelas gavetas, armários, até chegar às pessoas do passado que não fazem mais sentido estar ocupando espaço em seu coração. O passado serve como lição, como experiência, como referência.
Serve para ser lembrado e não revivido. Use as experiências do passado no presente, para construir o seu futuro. Necessariamente nessa ordem!

(Autor – Desconhecido)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

FELIZ OLHAR NOVO

O grande barato da vida é olhar pra trás e sentir orgulho da sua história.

O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e AGORA.
Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o bolo sola, o pneu fura, chove demais.
Mas... Pensa só:
Tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?
Tem sentido ficar puto durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho?
Tá certo, eu sei, Polyana é personagem de ficção, hiena come merda e ri, eu sei.
Não quero ser cego, burro ou dissimulado. Quero viver bem.
Esse ano foi um ano cheio.
Problemas, desilusões. Normal.
Às vezes se espera demais das pessoas. Normal.
A grana que não veio, o amigo que decepcionou. Normal.
O próximo não vai ser diferente.
Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí?
Fazer o que? Acabar com o seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?
O que eu desejo pra todos nós é sabedoria.
É que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência.
Que todos consigamos perdoar o desconhecido mal educado. Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim.
Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou, passa pra categoria 3, a dos amigos até a página 8. Ou muda de classe, vira colega. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.
O nosso desejo não se realizou? Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de uma frase que adoro: cuidado com seus desejos, eles podem se tornar realidade).
Chorar de dor, de solidão, de tristeza, de amor, faz parte do homem. Não adianta lutar contra isso.
Mas se a gente se entende e permite olhar o outro mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes.
Desejo pra todo mundo esse olhar especial.
O próximo ano pode ser um ano especial se nosso olhar for diferente.
Pode ser muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos, e dermos a volta nisso.
Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro.
O ano que vem pode ser o bicho, do cacete, o máximo, maravilhoso, lindo, maneiro, especial.
Pode ser puro orgulho.
Depende de mim. De você.
Pode ser.
E que seja!
Feliz olhar novo!!!

(autor desconhecido)



sábado, 29 de janeiro de 2011

O HOMEM COMO CENTRO DO UNIVERSO


Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo, e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias trancado no seu laboratório, em busca de respostas para suas dúvidas.
Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu "santuário", decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou que o filho fosse brincar em outro local.
Vendo que seria impossível demovê-lo da idéia, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho como objeto de sua atenção.  De repente deparou-se com um mapa do mundo e achou o que procurava.
- Você gosta de quebra-cabeça? - perguntou ao filho. - Então vou Ihe dar o inundo para você consertar.
Com o auxilio de uma tesoura, recortou o mundo em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva transparente, entregou ao filho dizendo:
- Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertar bem direitinho. Faça tudo sozinho.
Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Passadas algumas horas, ouviu a voz do filho que chamava calmamente:
- Pai! Pai!... Já fiz tudo. Consegui terminar tudinho.
A princípio, o pai não deu crédito às palavras do filho: seria humanamente impossível , na sua idade, ter conseguido recompor um mapa que JAMAIS havia visto.
- Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo que iria ver um trabalho "digno de uma criança".  Para sua surpresa o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colados nos devidos lugares.
- Como seria possível...? Como o menino seria capaz?
- Você não sabe como era o mundo, meu filho. Como conseguiu?
- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o inundo quebrado para consertar, eu tentei, mas não conseguia. Foi aí que me lembrei do homem. Virei os recortes e comecei a consertar o homem, que sabia como era; quando eu consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo!


Autor: ?

sábado, 22 de janeiro de 2011

AO TEMPO O TEMPO


Se o teu lugar agora parece-te frio e sem atrativos,
Se não há ninguém agora que te inspire a falar ou a ouvir,
Se o vento lá fora parece não soprar a teu favor,
Se nenhuma palavra consegue agora tocar o teu coração,
Se não sentes vontade de nada, se queres
Simplesmente fazer nada,
Se as coisas da Terra parecem-te opacas e sem graça,
Se as coisas do Céu agora parecem-te mentiras, histórias inventadas,
Se teu corpo não quer exercícios, não quer esforços, só quer espreguiçar-se,
Se agora nada desperta a tua vontade de crescer, de ir adiante, de abraçar aventuras, desafios, novas metas, sonhos...
Se para tuas perguntas não chegam respostas,
Se olhas o relógio como a um inimigo cobrador,
DA UM TEMPO
O mar não espera pelo rio, no entanto o rio chega.
As árvores não anseiam por novas folhas, no entanto elas brotam.
As flores não imploram por chuvas, mas as chuvas - cedo ou tarde - caem.
Os pássaros não se preocupam com o céu, entretanto o céu lá está.
O dia não guarda ansiedade pelo descanso da noite e ainda assim ela chega.
A noite não se abala com a própria escuridão, repousando na certeza de que o dia vir
A semente precisa do escuro da terra abrir-se à luz na hora mais acertada.
Deus não apressa as sementes:
Ele as conhece e respeita-lhes o tempo.
Se neste momento és semente, sossega, respeita-te ... e dá um tempo.
(Silvia Schmidt  *Humancat* No livro; Encontros & Desencontros - direitos autorais  reservados – Copyright 1999).

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

OS CINCO PASSOS PARA O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL


01 – PERCEBER os próprios erros
02 – ACEITAR-se como um ser humano em evolução constante
03 – COMPARTILHAR suas inquietações e colher as experiências ao seu alcance porque Deus fala por muitas bocas
04 – RESOLVER e traçar as estratégias para realizar as mudanças necessárias
05 – AGIR e colocar em prática aquilo que resolveu

Autor:?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

DEZ MANDAMENTOS PARA VIVER BEM(Autor:?)

1 - Domine a língua. Diga sempre menos do que pensa, cultive uma voz baixa e suave, o modo de falar impresiona mais do que se fala.

2 - Pense antes de fazer uma promessa e depois não a quebre, nem dê importância ao quanto lhe custa cumpri-la .
3 - Nunca deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e animadora a uma pessoa ou a respeito dela.
4 - Tenha interesse nos outros, nas suas ocupações, em seu bem-estar, seus lares e família. Seja sempre alegre com os que riem e lamente com os que choram. Aja de tal maneira que as pessoas com quem se encontrar sintam que você lhes dispensa atenção e lhes dá importância.
5 - Seja alegre. Conserve para cima os cantos da boca. Esconda suas dores, desapontamentos e inquietações sob um sorriso. Ria das histórias boas e aprenda a contá-las.
6 - Conserve a mente aberta para todas as questões de discussão.
Investigue, mas não argumente. É próprio das grandes mentalidades discordar e ainda conservar a amizade do seu oponente.
7 - Deixe as suas virtudes, se as tiver, falarem por si mesmas e recuse a falar das faltas e fraquezas de outros. Condene os murmúrios. Faça uma regra de falar só coisas boas dos outros.
8 - Tenha cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e críticas não valem a pena e frequentemente magoam quando menos se espera.
9 - Não faça, questão das observações más a seu respeito, viva de modo que ninguém acredite.
10 - Não seja excessivamente zeloso dos seus direitos. Trabalhe, tenha paciência, conserve-se calmo, esqueça-se de si mesmo e receberá a recompensa.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O BAMBU CHINÊS (Autor:?)

"Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada, absolutamente nada, por 4 anos - exceto o lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo.Durante 4 anos, todo o crescimento é subterrâneo, numa maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra. Porém, no quinto ano, o bambu chinês cresce, até atingir 24 metros".

Covey escreveu:
"Muitas coisas na vida (pessoal e profissional) são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo e esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e as vezes não se vê nada por semanas, meses ou mesmo anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando e nutrindo, o ‘quinto ano’ chegará e o crescimento e a mudança que se processam o deixarão espantado. O bambu chinês mostra que não podemos desistir facilmente das coisas... Em nossos trabalhos, especialmente projetos que envolvem mudança de comportamento, cultura e sensibilização para ações novas, devemos nos lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente frente às dificuldades que surgem e que são muitas"...
Leo Buscaglia em seu livro “o Caminho do Touro” diz:
“Modele sua vida pelo Bambu Gigante.
O exterior embora liso e agradável ao contato, é duro e resistente a espada.
Por dentro é macio, flexível, com muito espaço vazio para o crescimento.
Sozinho, sobe alto e reto, sempre se projetando para o céu.
Lá em cima espalha sua beleza ao sol.
Não se apóia em nada.
Cria seu próprio caminho, talvez próximo aos outros, mas depende basicamente de sua própria força e vigor.
Faça com que sua vida seja assim.”

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DESIDERATA (Do latim desideratu: aquilo que se deseja)

Vá placidamente por entre o barulho e a pressa e lembre-se da paz que pode haver no silêncio.

Tanto quanto possível, sem capitular, esteja de bem com todas as pessoas. Fale a sua verdade calma e claramente; e escute os outros, mesmo o estúpido e o ignorante; também eles têm sua história.
Evite pessoas barulhentas e agressivas: elas são tormento para o espírito.
Se você se comparar a outros, pode tornar-se fútil e amargo; porque sempre haverá pessoas superiores e inferiores a você.
Desfrute suas conquistas, assim como seus planos.
Mantenha-se interessado em sua própria carreira, mesmo que humilde; é o que realmente se possui na sorte incerta dos tempos.
Exercite cautela nos seus negócios; porque o mundo é cheio de artifícios; mas, não deixe que isso o torne cego à virtude que exista. Muitas pessoas lutam por altos ideais; e por toda parte a vida é cheia de heroísmo.
Seja você mesmo! Principalmente, não finja afeição. Nem seja cínico sobre o amor, porque em face de toda aridez e desencantamento ele é perene como a grama.
Aceite gentilmente o conselho dos anos, renunciando com benevolência às coisas da juventude.
Cultive a força do espírito para proteger-se num infortúnio inesperado. Mas não se desgaste com pensamentos negros. Muitos temores nascem da fadiga e da solidão.
Além de uma benéfica disciplina, seja bondoso consigo mesmo.
Você é um filho do Universo, não menos que as árvores e as estrelas. Você tem o direito de estar aqui. E quer seja importante ou não para você, sem dúvida o Universo se desenrola como deveria.
Portanto, esteja em paz com Deus, qualquer que seja sua forma de concebê-lo.
E seja qual forem a sua lida e as suas aspirações, na barulhenta confusão da vida, mantenha-se em paz com a sua alma. Com todos os enganos, penas e sonhos desfeitos, este é ainda um mundo maravilhoso.
Seja otimista! Empenhe-se em ser feliz!

Mark Ehrmann, 1927 (Tradução de Sílvio Darci da Silva)