domingo, 14 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO

Zeca, de 8 anos, entrou em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no chão. O pai, que estava indo para o quintal, ao ver aquilo, chamou o menino para uma conversa. Zeca o acompanhou, desconfiado.
Antes que seu pai dissesse alguma coisa, ele falou irritado:
- Pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito aquilo comigo.
Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escutou o filho que continuava a reclamar:
- O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Gostaria que  algo bem ruim acontecesse com ele!
O pai escutou tudo calado enquanto  caminhava para pegar um saco de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal  e o menino o acompanhou. E, antes mesmo que Zeca pudesse fazer alguma pergunta, o pai fez uma proposta:
- Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão  é um mau pensamento seu, enviado a ele. Quero que você jogue todo esse  carvão na camisa, até o último pedaço. Já, já eu volto para ver como ficou.
O menino achou que seria uma brincadeira divertida. A camisa estava pendurada longe e poucos pedaços acertavam o alvo.
O pai que espiava tudo, perguntou:
- Filho como está agora?
- Estou cansado, mas alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.
O pai olhou para o menino, que não entendeu a razão daquela brincadeira, e falou:
- Venha, quero lhe mostrar uma coisa.
O filho foi até o quarto e se viu na frente de um grande espelho. Que susto! Zeca só conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos.
O pai, então, lhe disse:
- Você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você. O mau que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, os resíduos, a fuligem fica sempre em nós mesmos.
Pense nisso!

(autor desconhecido)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

TRECHOS DE SHAKESPEARE

“Não pode haver couraça mais forte do que um coração limpo. Está três vezes mais armado quem defende a causa justa, ao passo que está nu, ainda que de aço revestido, o indivíduo de consciência manchada por ciúmes e injustiças”.
(Henrique VI)

“É esta a maravilhosa tolice do mundo: quando as coisas não nos correm bem – muitas vezes por culpa de nossos próprios excessos – pomos a culpa de nossos desastres no sol, na lua e nas estrelas, como se fôssemos celerados por necessidade, tolos por compulsão celeste, velhacos, ladrões e traidores pelo predomínio das esferas; bêbados, mentirosos e adúlteros, pela obediência forçosa a influências planetárias, sendo toda nossa ruindade atribuída à influência divina... Ótima escapatória para o homem, esse mestre da devassidão, responsabilizar as estrelas por sua natureza de bode”.
( Rei Lear).

sábado, 30 de julho de 2011

TRECHOS DO TAO TE KING de LAO TSE

"A bondade superior é como a água.
A água favorece todas as coisas e a nenhuma exclui.
Permanece nos lugares desprezados pelos outros
por isso se assemelha ao sábio.
No viver é que acha a felicidade da vida;
No pensar se assemelha ao abismo profundo;
Na bondade, se harmoniza com todos.
Nas palavras é sincero.
No governar equilibrado.
No trabalho age com retidão.
Para caminhar, encontra o melhor momento;
Sendo assim, não cria a rivalidade,
E a maldade fica esquecida."

"Nos velhos tempos o perfeito homem do TAO
era sutil, sagaz e tão profundo que dificilmente
pode ser compreendido.
Porque não pode ser compreendido tratei por descrevê-lo:
Ele é cauteloso, como quem atravassa um rio no inverno;
É prudente como quem teme seus vizinhos;
É reservado, como alguém que é hóspede;
É complacente, como o gelo prestes a derreter-se;
É simples como a madeira não trabalhada;
É acolhedor como os vales profundos;
É discreto como a água turva.
Quem é capaz de purficar a escuridão até que se torne claridade?
Quem é capaz de acalmar o confuso até que ele se esclareça?
Quem é capaz de apressar o estagnado até que aos poucos
ele progrida?
Quem segue esses princípios não alberga desejos,
e porque não alberga desejos, quando decai pode renovar-se."

"O bom guerreiro só é guiado pelo desejo de servir e se detém.
Não se atreve a confiar no poder das armas.
Uma vez cumprido seu propósito, não se jacta.
Uma vez cumprido seu propósito, não se glorifica.
Uma vez cumprido seu propósito, não se orgulha.
Vence porque não pode menos, Mas não para engradecer-se."

"Aquele que conhece os outros é sábio;
Aquele que conhece a si mesmo é iluminado.
Aquele que vence os outros é forte;
Aquele que vence a si mesmo é poderoso.
Aquele que conhece o contentamento é rico.
Aquele que conserva seu curso com energia tem vontade.
Aquele que não se desvia do lugar adequado muito durará.
Aquele que pode morrer, mas Não perecer tem a longevidade."

"O sábio não tem ego que chame  seu próprio ego;
Faz do ego dos outros o seu ego.
Para os bons comporta-se com bondade;
Para os maus também com bondade:
Assim é alcançada a bondade.
Para o fiel porta-se com fé;
Para o infiel, também com fé:
Assim é alcançada a fé.
O sábio vive no mundo com concórdia,
E governa o mundo com simplicidade.
Seja para onde for que os outros voltem seus olhos e ouvidos,
 o Sábio olha como a mãe olha para os filhos."


sexta-feira, 22 de julho de 2011

SAUDADE


Eu tenho saudades de tudo que marcou a minha vida...
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros, quando escuto uma voz, quando me lembro do passado, eu sinto saudades...
Sinto saudades de amigos que nunca mais vi, de pessoas com quem não mais falei ou cruzei...
Sinto saudades da minha infância.do meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro.do penúltimo e daqueles que ainda vou vir a ter, se Deus quiser...
Sinto saudades do presente, que não aproveitei de todo, lembrando do passado e apostando no futuro...
Sinto saudades do futuro, que se idealizado, provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser...
Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei, de quem disse que viria e nem apareceu; de quem apareceu correndo, sem me conhecer direito, de quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer. Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedi direito; daqueles que não tiveram como me dizer adeus; de gente que passou na calçada contrária da minha vida e que só enxerguei de vislumbre; de coisas que eu tive e de outras que não tive mas quis muito ter, de coisas que nem sei que existiram mas que se soubesse, decerto gostaria de experimentar;
Sinto saudades de coisas sérias, de coisas hilariantes. de casos, de experiências...
Sinto saudades do cachorrinho que eu tive um dia e que me amava fielmente, como só os cães são capazes de fazer, dos livros que li e que me fizeram viajar, dos discos que ouvi e que me fizeram sonhar, das coisas que vivi e das que deixei passar, sem curtir na totalidade;
Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que, não sei aonde, para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi...
Vejo o mundo girando e penso que poderia estar sentindo saudades em japonês, em russo, em italiano, em inglês, mas que minha saudade, só fala português embora, lá no fundo, possa ser poliglota. Aliás, dizem que costuma-se usar sempre a língua pátria, espontaneamente, quando estamos desesperados, para contar dinheiro, fazei amor e declarar sentimentos fortes.seja lá em que lugar do mundo estejamos.
Eu acredito que um simples "l miss you", ou seja lá como possamos traduzir saudade em outra língua, nunca terá a mesma força e significado da nossa palavrinha. Talvez não exprima, corretamente, a imensa falta que sentimos de coisas ou pessoas queridas.E é por isso que eu tenho mais saudades...
Porque encontrei uma palavra para usar todas as vezes em que sinto este aperto no peito, meio nostálgico, meio gostoso, mas que funciona melhor do que um sinal vital quando se quer falar de vida e de sentimentos.
Ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis, de que amamos muito do que tivemos e lamentamos as coisas boas que perdemos ao longo da nossa existência...
Sentir saudade, é sinal de que se está vivo!


Autor: ???

quinta-feira, 14 de julho de 2011

SONHE COM AQUILO QUE VOCÊ QUISER

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado.
A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar porque um belo dia se morre.

domingo, 10 de julho de 2011

TRECHOS DE MARIO QUINTANA

“As pessoas sem imaginação podem ter tido as mais imprevistas aventuras,
Podem ter visitado as terras mais estranhas...
Nada lhes ficou. Nada lhes sobrou...
Uma vida não basta apenas ser vivida: Também precisa ser sonhada.”
(Mario Quintana)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem.
Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável...
Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples...
Um dia percebemos que o comum não nos atrai...
Um dia saberemos que ser classificado como o "bonzinho" não é bom...
Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você...
Um dia saberemos a importância da frase: "Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa..."
Um dia percebemos que-somos muito Importante para alguém mas não damos valor a isso...
Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas aí já é tarde demais...
Enfim...um dia descobrimos que apesar de viver quase um século, esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para dizer tudo o que tem que ser dito....
O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras...
Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação."
(Mário Quintana)

domingo, 3 de julho de 2011

A Vida (Texto de Henfil)


"Por muito tempo eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade. Mas sempre havia um obstáculo no caminho, algo a ser ultrapassado antes de começar a viver, um trabalho não terminado, uma conta a ser paga. Aí sim, a vida de verdade começaria.
Por fim, cheguei à conclusão de que esses obstáculos eram a minha vida de verdade. Essa perspectiva tem me ajudado a ver que não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho!
Assim, aproveite todos os momentos que você tem. E aproveite-os mais se você tem alguém especial para compartilhar, especial o suficiente para passar seu tempo e lembre-se que o tempo não espera ninguém.
Portanto, pare de esperar até que você termine a faculdade;
Até que você volte para a faculdade;
até que você perca 5 quilos;
até que você ganhe 5 quilos;
até que você tenha tido filhos;
até que seus filhos tenham saído de casa;
até que você se case;
até que você se divorcie;
até sexta à noite;
até segunda de manhã;
até que você tenha comprado um carro ou uma casa nova;
até que seu carro ou sua casa tenham sido pagos;
até o próximo verão,
outono, inverno;
até que você esteja aposentado;
até que a sua música toque;
até que você tenha terminado seu drink;
até que você esteja sóbrio de novo;
até que você morra;
E decida que não há hora melhor para ser feliz do que AGORA MESMO...
Lembre-se:
"Felicidade é uma viagem, não um destino..."
(Henfil)

sábado, 18 de junho de 2011

OS MANDAMENTOS DO GARFIELD


Coma somente se tiver fome.
Durma somente se tiver sono.
Abrace muito, beije mais ainda e ria já que a vida é de graça.
Peça! Sempre haverá alguém que lhe dê o que está precisando.
Despeça-se do que já passou, quem vive de passado é museu.
Pare de se preocupar.
Perdoe suas burrices e fracassos.
Lembre-se de rezar para agradecer, você já recebeu mais do que suficiente para crescer e ser feliz.
Não perca tempo com discussões inúteis. Ao invés de brigar, cante uma canção, tome um banho frio, vá dar uma volta de bicicleta no parque, ou assista um bom vídeo com uma panela grande de pipoca.
Desista de fazer a cabeça dos outros.adote a filosofia do cavalo na parada de sete de setembro: “andando sempre em frente e sendo aplaudido”.
Cuide de si mesmo como se estivesse cuidando de seu melhor amigo.
Expresse sua individualidade. Mude algo em si mesmo todos os dias. abra-se com alguém e entre em contato com aquelas pessoas que faz tempo você não vê.
Faça alguma coisa que sempre desejou fazer, mas tinha vergonha.
Cometa novos erros.
Simplifique sua vida
Deixe bagunçado.
Acredite no amor.
Grandes amizades não se perdem em pequenas disputas. Se se perderem, é por que não eram amizades, muito menos grande. Em caso de dúvida, fique na sua e siga seu próprio nariz.
Saiba que muitas vezes a felicidade de quem está do seu lado, depende da sua felicidade. Seja muito feliz e faça alguém muito feliz.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

VERDADES


Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião.
Dificil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Dificil é encontrar e refletir sobre os nossos próprios erros, ou tentar fazer diferente algo que já fizemos de muito errado.
Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir.
Dificil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.
Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação.
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer ou ter coragem pra fazer.
Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado.
Dificil é expressar o seu amor s alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende. E é assim que perdemos pessoas especiais.
Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.
Dificil é mentir para o nosso coração.
Fácil é ver o que queremos enxergar.
Dificil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto. Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez, isso é dificil.
Fácil é dizer "oi" ou "como vai?"
Dificil é dizer"adeus". Principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas...
Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados.
Dificil é sentir a energia que é transmitida. Aquela que toma conta do corpo como uma corrente elétrica quando tocamos a pessoa certa.
Fácil é querer ser amado.
Dificil é amar completamente só. Amar de verdade,sem ter medo de viver, sem ter medo do depois.
Amar é se entregar. É aprender a dar valor somente a quem te ama.
Fácil é ouvir a música que toca.
Dificil é ouvir a sua consciência. Acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas.
Fácil é ditar regras.
Dificil é segui-las. Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros.
Fácil é perguntar o que se deseja saber.
Dificil é estar preparado para escutar esta resposta.  Ou querer entender a resposta.
Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade.
Dificil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria.
Fácil é dar um beijo.
Dificil é entregar a alma. Sinceramente, por inteiro.
Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida.
Dificil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro.
Fácil é ocupar um lugar na agenda telefônica.
Dificil é ocupar o coração de alguém. Saber que se é realmente amado.
Fácil é sonhar todas as noites.
Dificil é lutar por um sonho.
Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata".
(Carlos Drumond de Andrade)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

UM FILÓSOFO BATEU A PORTA DO CÉU


Um filósofo persa bateu a porta do céu. Do interior, Deus perguntou:
- Quem está aí?
O filósofo respondeu:
-Sou eu.
-Nesta casa – replicou a voz – não há lugar para você e mim.
O filósofo foi-se embora e passou muitos anos em profunda meditação sobre aquela resposta. Voltou uma segunda vez e foi-lhe feita a mesma pergunta, respondendo ele novamente:
-Sou eu.
A porta permaneceu fechada. Vários anos mais tarde, voltou pela terceira vez, e, ao lhe ser feita aquela mesma pergunta, respondeu:
-- És Tu!
E a porta , então finalmente se abriu.


AUTOR: ?